segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Esquecidos

O pior cego é aqele que não quer ver
Há um grande problema social que  encontra se em grandes cidades brasileiras. Este problema sempre existiu mas o que parece é que está longe de ser solucionado. O crescimento desordenado da população e de bairros sem projetos de infraestrutura e construções irregulares, um verdadeiro amontuado de casas que se quer foram avaliadas pelos orgãos municipais competentes. Um território sem leis, sem interesse das autoridades para desenvolver projetos sociais para dar uma melhor qualidade de vida a essa população.
O que se pode esperar de um lugar como esse?
Pobresa, educação precária, esgoto a céu aberto e tudo de ruim uqe um ser humano não gostaria de vivenciar. Consequentemente as crianças crescem as margens da miséria sem emprego, optando assim por uma vida promiscua como a criminalidade, prostituição etc.
Desta forma, as autoridades viram as costas para seus problemas. Os bandidos assumem o poder de delegar em seu território com  a facilidade de obter armas, vindas de paises visinhos, pois as fronteiras não recebem a fiscalização devida para combater o tráfico de drogas e armas. 
O 'poder' paralelo cresce a tal ponto que a polícia precisa de apoio de outras forças, ou melhor de todas as forças armadas para enfrentar com alarde os bandidos.
Enquanto não houver políticas públicas eficazes para cortar o mal pela raíz, vamos presenciar estas cenas de guerra por muitos anos.


Por: Glauber Rocha